Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Almir Suruí, o índio da floresta Amazônica, agora é famoso.

O índio Almir Suruí, em lançamento de programa que vai auxiliar ONGs, em Londres, Inglaterra; o software Google Earth ajudará a monitorar área de tribo em Rondônia e o desmatamento da floresta.

{...} Os suruís em breve serão um dos primeiros povos indígenas que serão pagos pelo mundo para preservar sua floresta. Eles estão sendo orientados por banqueiros de investimento, advogados e administradores. Mas são eles que tomarão suas próprias decisões, em um encontro de 1.300 índios. Almir Suruí acredita que seu povo precisa da modernidade para ajudá-los a manter seu modo de vida tradicional, que esta é a única forma de salvarem sua floresta, sua cultura e sua tribo. Mas por se tratar de uma experiência, o resultado é incerto –tanto para os suruís quanto para o restante do mundo.

A Bacia do Amazonas contém 40% das florestas tropicais do mundo. É a Amazônia que mostrará primeiro se a batalha contra o desmatamento e a mudança climática pode ser vencida. E também o que acontecerá em caso de derrota.

Apenas no ano passado, 130 mil quilômetros quadrados de floresta foram derrubados ou queimados, pelo menos 10 mil quilômetros quadrados disso no Brasil. Este pode ser o menor número em décadas, mas ainda é demais; 20% da floresta Amazônica já desapareceram. A mesma proporção foi danificada. Em uma escala puramente proporcional, a maior quantidade de floresta desapareceu no Estado de Rondônia.

Um e-mail do coração da floresta tropical

As palavras do cacique convenceram quase todos os suruís, que começaram avidamente a cultivar e plantar mudas. Aos poucos a floresta retornou. Ignorando a chuva e o calor, eles plantaram mais e mais espécies: palmeiras açaí, ipês, castanheiras-do-pará, mogno. Mulheres, crianças e idosos, todos deram uma mão, cortando o mato que parece floresta, mas que não é nada mais que arbustos, palmeiras e samambaias. Eles continuam plantando até hoje.

Entre os suruís se encontra um homem com braços marcados por picadas de mosquitos, vindo da Suíça; Thomas Pizer, da organização Aquaverde. Pizer lembra de como recebeu um e-mail de Almir Suruí, há seis anos. A mensagem dizia: “Em seu site é dito que vocês estão envolvidos no reflorestamento da Amazônia. Se for verdade, por favor, nos ajude”. Documentos do Word e planilhas do Excel estavam anexados ao e-mail. “Eu recebi planilhas de Excel do coração da floresta tropical!” diz Pizer rindo. Ele fez uma transferência de dinheiro aos suruís, suficiente para 500 mudas. Eles plantaram 1.900. “Nenhum outro povo indígena em todo o Brasil fez tanto pela recuperação de suas florestas”, ele diz.

Aqui, vídeo de Márcio Souza


Aqui, a matéria na íntegra, capeada por dois vídeos, porém, só aberta para assinantes uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário