Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A ferrovia de Campos do Jordão pode ser considerada uma sobrevivente da destruição do patrimônio ferroviário no país.

Estrada de Ferro Campos do Jordão é a única 'sobrevivente' do transporte de passageiros no Vale do Paraíba

Renato Ferezim,
Especial para o VNews

Quando o transporte rodoviário domina a demanda de passageiros, na década de 1980, resta pouco para o trem, principalmente na região do Vale do Paraíba. "Foi colocado na cabeça da população que o trem é um transporte ultrapassado. Não é, é só olhar para os outros países", diz Reginaldo Santos, ferroviário.
A frase do ferroviário faz sentido ao observamos o destino dado ao trem de passageiros desde 1950 (veja quadro abaixo). Nos anos 90 várias foram as tentativas de dar ao trem de passageiros uma alternativa turística, sem sucesso.Em Cruzeiro existiu um trem de passageiros que seguia até a cidade mineira de Três Corações. Foi extinto em 1991.

O mesmo trecho ferroviário foi utilizado entre 1998 e 2001 por uma associação ferroviária de Cruzeiro. O trem turístico fazia a viagem aos finais de semana, mas foi desativado após fortes chuvas danificarem o túnel que corta a Serra da Mantiqueira, já na divisa com Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário